sábado, 18 de junho de 2011

sobre Dr. eggman

Como toda série deve ter um vilão, a série Sonic também deveria ter o seu. E o personagem escolhido para ser o grande vilão da série é um cientista de brilhante inteligência, mas um tanto atrapalhado. Seu nome é Dr. Robotnik, como era conhecido nos EUA antes do jogo Sonic Adventure, ou Dr. Eggman, como sempre foi conhecido no Japão e como foi designado desde então a partir do jogo Sonic Adventure. O porquê de nos EUA ele se chamar Dr. Robotnik ninguém sabe, é coisa da Sega of American.

A história de Eggman

  Criado por Naoto Oshima, Dr. Eggman foi durante muito tempo o único personagem humano a interagir com o Sonic. Ninguém sabe ao certo a história de Dr. Eggman. As histórias extra-oficiais costumam dizer que Dr. Robotnik era na realidade Dr. Kintobor, um brilhante cientista. Um dia Dr. Robotnik conheceu Sonic, o ouriço, e desde então viraram bons amigos. Um dia, bolando experimentos científicos para o Sonic, Dr. Kintobor acabou errando na fórmula e se transformou no terrível Dr. Robotnik, o grande vilão do Sonic. Desde então, Dr. Robotnik segue sua missão incansável de acabar com o Sonic e dominar o mundo.

  Essa história, embora bem interessante, não tem nada de oficial. A Sega jamais elaborou este enredo para o vilão, e ainda assim muita gente acha que Dr. Eggman tem essa origem no bom amigo do Sonic. A verdade é que não se conhece absolutamente nada sobre o passado de Eggman.
 
  Um pouco disso tudo só foi conhecido com o jogo Sonic Adventure 2, onde se descobriu que Dr. Eggman é neto de um importante cientista, Dr. Gerald Robotnik. Gerald Robotnik trabalha com o governo para elaborar a Última forma de vida, uma arma secreta especial. Entretanto, muitos incidentes aconteceram e Dr. Gerald Robotnik não pôde conhecer a sua criação.

  Anos mais tarde, Dr. Eggman descobre um pouco sobre seu passado e resolve pesquisar algo mais sobre os experimentos de seu avô. Esta última forma de vida, você já deve saber quem é: é Shadow the Hedgehog. Mas afinal de contas isso não responde a uma pergunta elementar: quem é Dr. Eggman?

  Eggman é um cientista maluco e com um QI superior a 300. Ele é capaz de armar incríveis complexos para deter Sonic (como o Ovo da Morte, a Forteleza Voadora e todo o exército de robôs, denominados badniks). Os badniks são robôs feitos a partir de animais. Essa criação geniosa de Eggman rendeu-lhe um exército imenso de robôs, que a todo tempo estão armados para deter Sonic.

  Eggman sempre foi o vilão único contra Sonic, mas esse papel mudou durante a série Adventure, onde passou a não mais a ser o vilão principal. Em Sonic Adventure Eggman descobre mais coisas sobre a Master Emerald e descobre que um dia nela foram seladas a alma de uma jovem e também uma besta chamada Chaos. Eggman, no presente, desperta Chaos, a fim de que ele acabe com o Sonic.

  Em Sonic Adventure 2 Eggman passa a ser o vilão do Tails. Uma coisa é fato: seus planos sempre fracassam. Sonic sempre vence ao final, mas Eggman nunca desiste. Para realizar estes planos, vale tudo: espalhar armadilhas, espalhar sistemas para deter o Sonic e poder assim pegar as esmeraldas sem ter Sonic como problema. Quase tudo deu certo para Eggman quando ele conseguiu pegar a Master Emerald e tentou fugir com ela, mas Sonic mais uma vez conseguiu reverter o jogo (Sonic 3 & Knuckles).

  Aonde Dr. Eggman quer chegar? Ninguém sabe ao certo, mas possivelmente o seu sonho é fazer uma cidade própria, a Eggmanland, onde todos os súditos lhes obedeçam. Apesar de sua inteligência, Eggman é imaturo e prepotente. Com grande habilidades científicas, Eggman é capaz de desvendar muitos segredos, tendo descoberto sozinho os segredos das Esmeraldas do Caos, Master Emerald e os flickies de Sonic 3D Blast. E não é só isso, ele descobriu os segredos de Shadow the Hedgehog, os segredos de Soleanna e do passado da Floating Island, tudo sozinho.

  É um grande inventor também. A todo momento Eggman aparece com uma nova nave, cada qual equipadas com segredos para deter o Sonic. Certa vez Eggman inventou uma máquina que transformava beans em robôs de um modo muito veloz. Com isso ele formaria um exército numeroso de robôs, mas alguém conseguiu salvar os beans a tempos.

  O grande destaque de Eggman são os badniks. Os badniks são robôs que funcionam à base de animais, que são enclausurados em uma estrutura robótica, e que acabam atuando como o seu centro de comando. Felizmente, ao se destruir a estrutura robótica, os animais são libertados.

  Outro grande destaque de Robotniks são as cópias metálicas do Sonic. A primeira delas foi o Silver Sonic, do game Sonic the Hedgehog 2 (1992), em que um robô exatamente igual ao Sonic usa seus afiados espinhos para tentar destruir o ouriço. Contudo, Sonic o vence facilmente. Mas Eggman não desiste. Ele volta a usar uma cópia aperfeiçoada do Silver Sonic e assim surge o Metal Sonic, que aparece pela primeira vez no game Sonic CD (1993) e que vem a aparecer inúmeras vezes em outros jogos. Metal Sonic possui mais comandos e sensores, e pode inclusive voar. Não obstante o Sonic sempre vencer o Metal Sonic, Eggman ainda usa de suas artimanhas e lançou uma nova versão do Metal Sonic no game Sonic & Knuckles, com o Mecha Sonic. Mecha Sonic pode até mesmo usar o poder da Master Emerald para ficar invencível. Contudo, como ele precisava de um certo tempo para se recarregar, Sonic aproveitou disso para destrui-lo. Mas não é só o Sonic que tem suas cópias metálicas, até mesmo Knuckles tem uma cópia metálica.


Dr. Robotnik Mean Bean Machine

  Dr. Eggman teve tando destaque que ganhou o seu próprio jogo. Na realidade, o game não é bem do Dr. Robotnik, nem é um game original. É na realidade um hack oficial do jogo japonês Puyo Puyo, onde o vilão principal é Dr. Robotnik, que inventou a Mean Bean Machine, com a qual ele pode num piscar de olhos robotizar centenas de Beans, os habitantes de Beanville. Entretanto, os planos do vilão não dão muito certo.

Eggman nos games

  Eggman aparece em todos os jogos da primeira geração e é, inclusive, o único vilão. Em Sonic 1, Eggman quer as Esmeraldas do Caos, para dominar o mundo, entretanto, Sonic consegue vencê-lo e usa das Esmeraldas do Caos para restaurar a destruição de Dr. Robotnik. O vilão não desiste e descobre que em outro lugar existem 7 Esmeraldas do Caos e com elas ele pode manter a sua fortaleza, o terrível Death Egg (Ovo da Morte).

  Como mais uma vez é derrotado por Sonic, que fica com as esmeraldas, Eggman aterrisa com o seu Death Egg na Ilha Flutuante (Sonic 3), onde descobre uma esmeralda única de poder misterioso: a Master Emerald. Com apenas o poder dela, uma ilha ao invés de ficar no mar, fica suspensa no ar, algo realmente misterioso. E para conseguir essa esmeralda, Eggman tem de enganar o seu único guardião, Knuckles the Echidna. Como a farsa não dura muito tempo, Knuckles descobre a verdade e com a ajuda de Sonic, acaba com os planos de Robotnik (Sonic & Knuckles).

  Mas as aventuras não foram só por aí. Antes disso, Eggman havia descoberto um planeta onde o tempo não faz sentido, o Little Planet. Um planeta onde existem portais que podem levar ao passado e ao futuro. Neste planeta, Eggman bolou o plano de destruir o passado e deste modo dominar o presente e o futuro. E para distrair o ouriço, enviou Metal Sonic e usou a pequena Amy como refém. Entretanto, Sonic com a ajuda das Pedras do Tempo, acaba com o plano do vilão. Estamos falando de Sonic CD.

  Antes disso, Eggman já havia raptado outro personagem: o simpático Tails. O objetivo do vilão era atrair Sonic até a sua fortaleza e acabar assim com o Sonic. Mas como o ouriço é mais ligeiro e esperto, tudo acaba dando pizza. E Eggman tentou mais vezes destruir o ouriço: assim fez em Sonic Chaos e também em Sonic Triple Trouble, todos na série 8 bits.

  Em 1993, no jogo SegaSonic, Eggman monta a Eggman's Tower, na qual ele instalou todo um aparato de destruição do ouriço e de seus amigos, Mighty the Armadillo e Ray the Squirrel. Mas como tudo dá errado, o vilão faz uma estratégia kamikaze: ele aciona um botão e em 20 segundos explode toda a Eggman's Tower. Sonic, Mighty e Ray felizmente escapam, assim como Eggman.

  E em mais vezes Eggman vai bolar os mais variados planos: desde montar um falso campeonato de corrida para atrair as esmeraldas (Sonic R), até usar pássaros misteriosos para montar um novo exército de robôs (Sonic 3D Blast), sem deixar de passar por outras aventuras (Sonic Blast, Sonic Pocket Adventure, dentre outros). Eggman até mesmo usou sua nave numa competição automobolística (Sonic Drift e Sonic Drift 2)!

  Tudo isso estamos falando apenas da primeira geração dos jogos! Sem nos esquecer também de Sonic the Fighters, em que o vilão faz a nova versão da Death Egg, a Death Egg II e sai na porrada contra o Sonic.

  Partindo para a segunda geração dos jogos, Eggman aparece redesenhado e remodelado em Sonic Adventure. O vilão deixa de ter um visual mais infantil, e passa a ter um visual mais moderno e estilístico. O plano de Eggman é despertar o terrível Chaos para combater o Sonic, mas como Sonic vence, o vilão tem que partir para outra. Ele volta em Sonic Adventure 2, onde rivaliza diretamente com Tails, enquanto o Sonic resolve outros problemas.

  Eggman quase foi morto, mas Sonic o salva. Todos achavam que ele havia acabado com os seus planos! Quem dera! Bastou uma nova oportunidade e Eggman voltou inúmeras vezes, com o velho plano de acabar com o Sonic, pegar as esmeraldas e robotizar os animais: Sonic Advance, Sonic Advance 2 e Sonic Advance 3, além de alguns outros spin-offs: Sonic Battle, Sonic Shuffle, dentre outros.

  Todos acharam que Eggman havia voltado em Sonic Heroes, onde deu um ultimato ao ouriço, mas na realidade o vilão havia sido vítima de sua própria criação: de Metal Sonic. O vilão, aliás, na nova trilogia, muitas vezes passou a ser cooperador do ouriço. No anime Sonic X, por exemplo, inúmeras vezes Sonic e Eggman ficam do mesmo lado.

  O vilão teve seu papel diminuído na trilogia 128 bits, cedendo lugar a outros vilões. Entretanto, ele voltou com todo gás em Sonic the Hedgehog 2006, onde ele pesquisou e descobriu algo sobre a Cidade de Soleanna e as Chamas do Desastre. Eggman volta em Sonic the Hedgehog a assumir a sua face de vilão, tendo inclusive um visual remodelado e muito mais sério. Até quando irão os planos de Eggman? Provavelmente até enquanto o nosso ouriço agüentar. E isso significa muito tempo!


Uma mudança?

  Eggman sempre foi o único vilão, como dissemos, num perfil um tanto carturizado: o vilão atrapalhado. Isso fez com que as participações de Eggman sempre fossem carregadas de humor, como vemos em jogos como SegaSonic ou até mesmo os jogos do Mega Drive. Isso inclusive se repetiu em todos os desenhos, especialmente em Sonic X, onde vemos um Dr. Eggman engraçado.

  Esse papel começou gradativamente a se mudar na série Adventure, onde Eggman passa a ser visto como um vilão secundário, dando lugar a outros vilões principais. O papel volta a se focar em Eggman com Sonic the Hedgehog, onde Eggman volta a ser o vilão principal, perde as características do vilão atrapalhado e engraçado e passa a ter a sua face mais malévola, própria de um vilão digno.

  Eggman em verdade nunca foi um vilão malévolo e insanguinário. Mais parecia ser a utopia do homem que deseja todo o poder do mundo e que para isso passa por cima de quem quer que apareça na sua frente. Contudo, com a nova trilogia dos jogos do Sonic, o futuro de Eggman passa a ser um mistério.

Eggman como personagem de jogo

  Eggman só foi ser realmente jogável pela primeira vez após 10 anos de jogos, em Sonic Adventure 2, onde você joga numa de suas invenções, atirando para todo lado. Depois disso, Eggman passou a ser jogável também em outros jogos, como Sonic Advance 3 (numa rápida participação) e em Sonic Riders. Antes disso, ele era jogável em Sonic Drift e Sonic Drift 2, onde, entretanto, a sua participação nem pode ser contada, pois é apenas um carro. De igual modo, aparece em Sonic R, onde você compete com os outros na nave de Eggman, que é lenta e possui uma das jogabilidades mais difíceis.
 
 
 
 As invenções de Eggman

  Além dos badniks e dos robôs cópias dos personagens, Eggman ainda inventou a sua nave, geralmente conhecida como Eggmobile. Essa nave é em formato redondo, geralmente, equipada com turbinas. Vira e mexe Eggman instala algo de diferente nela: como atiradores, laser, bombas, mísseis, brocas, dentre outros.

  Eggman ainda inventou muitos robôs complexos, como o chefe final de Sonic 2, onde ele se protegia numa cabine super reforçada, num robô que tentou perseguir o Sonic de tudo, mas sem sucesso. Em Sonic 3 & Knuckles, Eggman usa mais um novo robô gigantesco, onde tenta esmagar o Sonic e acabar com o ouriço atirando lasers e chamas de fogo. Como Sonic vence tudo isso, Eggman apela para a fuga mesmo, partindo para o espaço com a Master Emerald. Hyper Sonic, entretanto, persegue Robotnik e consegue detê-lo a tempo.

  Outra invenção famosa de Eggman são os robôs da série E. São robôs bem mais desenvolvidos do que os simples badniks, dentre os quais se destaca E-102 Gamma e E-123 Omega.

O ovo da morte

  Eggman sempre foi um exímio construtor de bases aéreas e espaciais. A primeira delas foi a Wing Fortress, uma complexa aeronave, onde Eggman instalou inúmeros obstáculos ao Sonic. Como não deu muito certo, Eggman teve que partir para outra. E assim erigiu no espaço a Death Egg (Ovo da Morte), uma base espacial toda protegida, que entretanto vem à ruína graças ao Sonic e se reergue em Sonic 3 & Knuckles muito mais complexa.

  A Death Egg ainda é remontada no jogo Sonic the Fighters, no seu segundo modelo. Entretanto, Eggman precisa das 7 esmeraldas do Caos e mais uma que ele já tinha consigo. E para conseguir essas 7 esmeraldas do Caos que faltavam, ele dá um jeito de atrair o Sonic. Entretanto, a estratégia não deu muito certo.


Eggman nos desenhos

  Eggman apareceu nos quatro desenhos do Sonic. Em Sonic the Hedgehog (Sonic SatAM), Eggman aparece num perfil mais malvado. Não é engraçado, nem atrapalhado. É o desenho que retrata Eggman do modo mais agressivo. Ele é auxiliado por seu sobrinho, Snively, que junto com ele, vive na Robotropolis, onde Eggman robotizou todos os animais, incluindo o tio de Sonic, razão pela qual existe o grupo dos Guerreiros da Liberdade.

  Em Adventures of Sonic (Aosth), Eggman é retratado de modo atrapalhado e engraçado, sendo que o seu traço nesse desenho é exatamente o do jogo Dr. Robotnik Mean Bean Machine. Em Sonic Underground, Eggman é retratado igualzinho no desenho Sonic SatAM.

  Por fim, em Sonic X, Eggman ganha muito mais destaque, sendo que muitas vezes aparece mais que o Sonic. Na primeira temporada Eggman é o vilão principal, e após chegar à Terra, Eggman resolve implementar lá mesmo o seu plano de dominação do mundo. Ele engana toda a população, tendo sido condecorado pelo prefeito e adorado por toda a população. Entretanto, Sonic consegue reverter tudo a tempo e quando eles voltam ao seu mundo, eles descobrem que uma terrível legião de robôs está acabando com os planetas.

  Eggman não é aliado desses robôs, chamados Metarex, e deixa de ser o vilão principal da segunda temporada. Inclusive muitas vezes Eggman age como um amigo do Sonic, tendo inclusive ajudado a salvá-lo. Contudo, na segunda metade da temporada, Eggman se alia com os Metarex, não se sabe com quê intenção. Eggman em Sonic X é ao mesmo tempo um vilão e ao mesmo tempo um mero rival do Sonic.



Nenhum comentário:

Postar um comentário