domingo, 19 de junho de 2011

evolução do sonic aos anos

Primeira Geração (Clássica) 1991-1999
Consoles: Master System / Game Gear / Mega Drive (Genesis) / SEGA CD / SEGA Pico / Neo Geo Pocket / SEGA Saturn / Arcade / Windows PC.
Desenhista: Naoto Ohshima.
Dublador: Japonês: Takeshi Kusao (1993).
  A primeira aparição do ouriço azul no mundo dos jogos foi em Sonic the Hedgehog para o Mega Drive. Com um desenho simples, seu corpo era pequeno e arredondado, e seus olhos eram bem grandes. Com o passar do tempo seu desenho foi melhorando e ficando mais detalhado, chegando a ficar em 3 dimensões nos jogos Sonic the Fighter, Sonic 3D Blast, Sonic Jam e Sonic R.
Jogos em que Sonic participou nesta geração:
Sonic the Hedgehog (1991) (MD) (MS) (GG) Sonic Eraser (1991) (MD) Sonic the Hedgehog 2 (1992) (MS) (GG)
Sonic the Hedgehog 2 (1992) (MD) SEGA Sonic the Hedgehog (1993) (Ac) Sonic CD (1993) (SCD)
Sonic the Hedgehog Chaos (1993) (GG) Sonic the Hedgehog Spinball (1993) (MD) Sonic the Hedgehog 3 (1994) (MD)
Sonic the Hedgehog Drift (1994) (GG) Sonic the Hedgehog Gameworld (1994) (Pico) Sonic the Hedgehog Spinball (1994) (GG) (MS)
Sonic the Hedgehog & Knuckles (1994) (MD) Sonic Special Stages (1994) (MD) Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles (1994) (MD)
Sonic the Hedgehog Triple Trouble (1994) (GG) Wacky Worlds (1994) (MD) Sonic Crackers (1994) (MD)
Sonic the Hedgehog Drift 2 (1995) (GG) Sonic Labyrinth (1995) (GG) Sonic CD (1995) (PC)
Sonic the Fighters (1996) (Ac) Sonic 3D Blast (1996) (MD) (SS) Sonic Blast (1996) (GG) (MS)
Sonic's Schoolhouse (1996) (PC) Sonic & Knuckles Collection (1997) (PC) Sonic Jam (1997) (SS)
Sonic 3D Blast (1997) (PC) Sonic R (1997) (SS) Sonic R (1998) (PC)
Sonic Pocket Adventure (1999) (NGPC)

Segunda Geração (Adventure) 1998-2006
Consoles: Dreamcast / Game Cube / X Box / Playstation 2 / Windows PC / Game Boy Advance / Nintendo DS / Nokia N-Gage.
Desenhista: Yuji Uekawa.
Dubladores: Japonês: Junichi Kanemaru (1998-presente). Inglês: Ryan Drummond (1999-2004) e Jason Griffth (2005-presente).

  Sonic entrou na segunda geração com um estilo novo muito mais radical. Seus espinhos foram prolongados, seus tênis apresentam uma pequena parte metálica na parte de baixo e sues olhos ganharam a cor verde, além de seu corpo ter aumentado de tamanho dando mais estatura para o ouriço azul.
Jogos em que Sonic participou nesta geração:
Sonic Adventure (1998) (DC) Sonic Shuffle (2000) (DC) Sonic Adventure 2 (2001) (DC)
Sonic Adventure 2 - Battle (2001) (GC) Sonic Advance (2001) (GBA) Sonic Mega Collection (2002) (GC)
Sonic Advance 2 (2002) (GBA) Sonic Pinball Party (2003) (GBA) Sonic Adventure DX (2003) (GC) (PC)
Sonic N (2003) (N-Gage) Sonic Battle (2003) (GBA) Sonic Heroes (2003) (GC) (Xbox) (PS2)
Sonic Advance 3 (2004) (GBA) Sonic Mega Collection Plus (2004) (Xbox) (PS2) Sonic Heroes (2005) (PC)
Sonic Gems Collection (2005) (GC) (PS2) Sonic Rush (2005) (DS) Shadow the Hedgehog (2005) (GC) (Xbox) (PS2)

Sonic Riders (2006) (GC) (Xbox) (PS2) (PC)
Sonic Mega Collection Plus (2006) (PC)

Terceira Geração (Atual) 2006-presente
Consoles: Nintendo Wii / Nintendo DS / X Box 360 / Playstation 3 / Sony PSP.
Desenhista: Yuji Uekawa.
Dubladores: Japonês: Junichi Kanemaru (1998-presente). Inglês: Jason Griffth (2005-2010); Roger Craig Smith (2010-adiante)

  Nova geração e novo visual. Agora seus traços mesclam um pouco do estilo clássico com o estilo Adventure, seus espinhos se parecem mais com o original, mas seu corpo mantém o tamanho da geração anterior, porém sua coloração ficou mais clara.
Jogos em que Sonic participou nesta geração:
Sonic the Hedgehog (2006) (360) (PS3) Sonic Rivals (2006) (PSP) Sonic and the Secret of the Rings (2007) (Wii)
Mario & Sonic At the Olympic Games (2007) (Wii) (DS) Sonic Rush Adventure (2007) (DS) SEGA Splash Golf (2007) (PC)
Sonic Rivals 2 (2007) (PSP) Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood (DS) (2008) Sonic Unleashed (PS3) (360) (Wii) (PS2) (2008)
Sonic and the Black Knight (Wii) (2009)
Galeria de Artworks
  Confira abaixo a evolução dos traços do personagem ao longo dos anos:
Primeira Geração (Clássica) 1991-1999
1991
1992
Desenhista: Naoto Ohshima.
  Com traços simples, corpo pequeno e arredondado, e olhos bem grandes, esse foi o primeiro desenho de Sonic. Sua cabeça era equivalente a 2 vezes o tamanho do seu corpo.
Desenhista: Yasushi Yamaguchi.
  Poucas mudanças foram feitas neste ano apenas sua cabeça agora é 2,5 vezes marior que seu corpo, suas pernas estão um pouco mais finas e seus espinhos estão mais pontudos.
1993
1994
Desenhista: Kazuyuki Hoshino.
  Novamente poucas mudanças, as mangas das luvas estão maiores, a ponta dos espinhos está mais baixa, suas pernas maiores e, pela primeira vez, Sonic não está sorrindo.
Desenhista: Takashi Yuda.
  A cor do seu corpo está um pouco mais clara, suas luvas ganharam mais um anel nas mangas e seus espinhos foram redesenhados, permitindo agora uma fácil distinção entre os espinhos da sua cabeça com os das costas.
1996
1997
Desenhista: Masahiro Sugiyama
  A primeira aparição em 3D do ouriço foi em Sonic the Fighters. Com um desenho bem poligonal, suas orelhas ficaram maiores e seus tênis pontudos e sem o feche lateral.

Desenhista: Yuji Uekawa
  Seu desenho agora está um pouco mais arredondado, seus espinhos estão mais levantados e seus tênis menos pontudos.

Segunda Geração (Adventure) 1998-2006
1998
2001
Desenhista: Yuji Uekawa.
  Nova geração e grandes mudanças. A cabeça de Sonic agora é 3 vezes maior que seu corpo, seus espinhos estão bem maiores e pontudos, seu tom de azul está mais forte, seus olhos ganharam a coloração verde, suas pernas estão maiores e seus tênis apresentam uma parte metálica embaixo.
Desenhista: Yuji Uekawa.
  Praticamente nenhuma mudança aqui, apenas seus tênis que foram radicalmente modificados apenas para o Sonic Adventure 2, onde Sonic ganha a habilidade de escorregar nos corrimãos.
2003
2006
Desenhista: Yuji Uekawa
  Agora os traços de Sonic estão novamente em 3D. Suas cores estão mais brilhantes e os efeitos de sombra causam a ilusão de profundidade, fazendo-o parecer mais real.
Desenhista: Yuji Uekawa
  Um visual radical para um jogo mais radical, como é o Sonic Riders. Seu azul está mais claro, seus tênis foram redesenhados novamente para se adequar às pranchas voadoras e pela primeira vez, Sonic está de óculos.

Terceira Geração (Atual) 2006-presente
2006
2007
Desenhista: Yuji Uekawa.
  Nova geração e algumas mudanças no desenho do ouriço azul. Sonic está mesclando um pouco dos estilo clássicos com os Adventure, mas não sofreu grandes mudanças. Seus espinhos estão mais longos e as pontas mais baixas, seus tênis estão mais brilhantes e a parte metálica que havia debaixo deles agora é branca.
Desenhista: ???
  Com um ar misterioso, Sonic sofreu poucas mudanças. O anel em seu dedo é devido ao jogo Sonic and the Secret of the Rings e como a temática do jogo é arábica, seus tênis bicudos lembram os usados por personagens dos contos das Mil e Uma Noites.
2007
2007
Desenhista: ???.
  Em Sonic Rivals 2, Sonic não muda muito, as orelhas estão mais redondas, os espinhos mais curtos e o circulo no peito menos.
Desenhista: ???
  Sonic em MSATOG, nada de sorriso nike, os espinhos estão ,mais longos e mais pontudos, as mãos maiores e os pés também..
2007
2008
Desenhista: ???.
  Design de Sonic Rush Adventure, as orelhas estão mais pontudas, os espinhos mais curtos, as mãos menores e um design 2D.
Desenhista: Takeshi Mitsumoto
  Design 3D em Zero Gravity, Sonic ganha oculos, tenis diferentes e seu bracelete chamado Ark of Cormos .
2008
2008
Desenhista: ???.
 Design Nintendo novamente, desta vez no SSBB, novamente sem sorriso Nike, os espinhos estão um pouco achatados, Sonic esta mais alto, e mais alguns pequenos detalhes.
Desenhista: ???
  Estilo da BioWare, Sonic esta mais baixo novamente, tirando isso, nenhuma mudança.
Comentários Finais
  Algo que não se pode negar sobre o Sonic é que ele foi criado com  a finalidade de rivalizar Mario, o grande mascote da Nintendo, ou seja, gostem ou não devemos agradecer ao Mario, pois sem ele dificilmente o Sonic existiria.
  Sonic teve sua época de ouro em 1994, e logo depois disso entrou em um ligeiro declínio que só foi superado em 1998 com o lançamento do Dreamcast. Com o lançamento de Sonic Adventure e Sonic Adventure 2, pensou-se que o ouriço prosseguiria com uma vida de sucesso. No entanto, a partir de Sonic Heroes, uma série de jogos mal planejados pela Sega resultou numa ligeira queda na popularidade do ouriço, com a confecção de jogos spin-offs feitos para vender em série, mas sem manter o encanto e o sucesso inicial da série.
  Com a vinda dos super consoles de terceira geração, houve a esperança da volta triunfal do Sonic, com uma espécie de flashback do que houve com Sonic Adventure. E assim veio o super esperado Sonic Next-gen, que foi considerado uma das maiores decepções dos jogos do Sonic, com um enredo fraco e um jogo que no seu conjunto ficou muito abaixo do esperado.
  Assim, nos últimos anos temos visto vários jogos do Sonic serem anunciados. Uns bons (Sonic Rush, Sonic Chronicles), outros médios (Unleashed) e outros ruins (Next-gen, Shadow the Hedgehog, dentre outros tantos). Isso fez com que alguns que se dizem fãs do Sonic, venham criticando arduamente os jogos atuais do ouriço azul, às vezes sem nem sequer tê-los jogados ou antes mesmo de sair informações a respeito do jogo.
  Tal ato parece ter se transformado em um péssimo hábito e agora toda vez que a SEGA anuncia um jogo do Sonic ele já é recebido com maus olhares e críticas. Por vezes os jogos são muito criticados, mas vendem bem. Diante disso, o que estará acontecendo? Estará o Sonic virando um produto para lançamento em massa, pouco importando a sua qualidade e a sua essência? É mais importante vender bem os jogos ou agradar os antigos fãs?
  Temos que analisar os dois lados da moeda. Por uma lado Sonic é uma marca famosa, e ultimamente parece que vem sendo bem explorada com o intuito lucrativo, o que explicaria facilmente a grande quantidade de jogos do ouriço que saem atualmente. Do outro lado estão os fãs que gostam do ouriço não por ser uma marca, mas por um dia terem se divertido com seus jogos e que querem que os jogos tenham o mesmo brilho que outrora. Agora cabe a SEGA e a Sonic Team a decidir qual dos dois caminhos seguir.


créditos:power sonic

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