Primeira Geração (Clássica) 1991-1999 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Terceira Geração (Atual) 2006-presente | |||||||||||||||||
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Galeria de Artworks
Confira abaixo a evolução dos traços do personagem ao longo dos anos:
Primeira Geração (Clássica) 1991-1999 | |
1991 | 1992 |
Desenhista: Naoto Ohshima. Com traços simples, corpo pequeno e arredondado, e olhos bem grandes, esse foi o primeiro desenho de Sonic. Sua cabeça era equivalente a 2 vezes o tamanho do seu corpo. | Desenhista: Yasushi Yamaguchi. Poucas mudanças foram feitas neste ano apenas sua cabeça agora é 2,5 vezes marior que seu corpo, suas pernas estão um pouco mais finas e seus espinhos estão mais pontudos. |
1993 | 1994 |
Desenhista: Kazuyuki Hoshino. Novamente poucas mudanças, as mangas das luvas estão maiores, a ponta dos espinhos está mais baixa, suas pernas maiores e, pela primeira vez, Sonic não está sorrindo. | Desenhista: Takashi Yuda. A cor do seu corpo está um pouco mais clara, suas luvas ganharam mais um anel nas mangas e seus espinhos foram redesenhados, permitindo agora uma fácil distinção entre os espinhos da sua cabeça com os das costas. |
1996 | 1997 |
Desenhista: Masahiro Sugiyama A primeira aparição em 3D do ouriço foi em Sonic the Fighters. Com um desenho bem poligonal, suas orelhas ficaram maiores e seus tênis pontudos e sem o feche lateral. | Desenhista: Yuji Uekawa Seu desenho agora está um pouco mais arredondado, seus espinhos estão mais levantados e seus tênis menos pontudos. |
Segunda Geração (Adventure) 1998-2006 | |
1998 | 2001 |
Desenhista: Yuji Uekawa. Nova geração e grandes mudanças. A cabeça de Sonic agora é 3 vezes maior que seu corpo, seus espinhos estão bem maiores e pontudos, seu tom de azul está mais forte, seus olhos ganharam a coloração verde, suas pernas estão maiores e seus tênis apresentam uma parte metálica embaixo. | Desenhista: Yuji Uekawa. Praticamente nenhuma mudança aqui, apenas seus tênis que foram radicalmente modificados apenas para o Sonic Adventure 2, onde Sonic ganha a habilidade de escorregar nos corrimãos. |
2003 | 2006 |
Desenhista: Yuji Uekawa Agora os traços de Sonic estão novamente em 3D. Suas cores estão mais brilhantes e os efeitos de sombra causam a ilusão de profundidade, fazendo-o parecer mais real. | Desenhista: Yuji Uekawa Um visual radical para um jogo mais radical, como é o Sonic Riders. Seu azul está mais claro, seus tênis foram redesenhados novamente para se adequar às pranchas voadoras e pela primeira vez, Sonic está de óculos. |
Terceira Geração (Atual) 2006-presente | |
2006 | 2007 |
Desenhista: Yuji Uekawa. Nova geração e algumas mudanças no desenho do ouriço azul. Sonic está mesclando um pouco dos estilo clássicos com os Adventure, mas não sofreu grandes mudanças. Seus espinhos estão mais longos e as pontas mais baixas, seus tênis estão mais brilhantes e a parte metálica que havia debaixo deles agora é branca. | Desenhista: ??? Com um ar misterioso, Sonic sofreu poucas mudanças. O anel em seu dedo é devido ao jogo Sonic and the Secret of the Rings e como a temática do jogo é arábica, seus tênis bicudos lembram os usados por personagens dos contos das Mil e Uma Noites. |
2007 | 2007 |
Desenhista: ???. Em Sonic Rivals 2, Sonic não muda muito, as orelhas estão mais redondas, os espinhos mais curtos e o circulo no peito menos. | Desenhista: ??? Sonic em MSATOG, nada de sorriso nike, os espinhos estão ,mais longos e mais pontudos, as mãos maiores e os pés também.. |
2007 | 2008 |
Desenhista: ???. Design de Sonic Rush Adventure, as orelhas estão mais pontudas, os espinhos mais curtos, as mãos menores e um design 2D. | Desenhista: Takeshi Mitsumoto Design 3D em Zero Gravity, Sonic ganha oculos, tenis diferentes e seu bracelete chamado Ark of Cormos . |
2008 | 2008 |
Desenhista: ???. Design Nintendo novamente, desta vez no SSBB, novamente sem sorriso Nike, os espinhos estão um pouco achatados, Sonic esta mais alto, e mais alguns pequenos detalhes. | Desenhista: ??? Estilo da BioWare, Sonic esta mais baixo novamente, tirando isso, nenhuma mudança. |
Comentários Finais
Algo que não se pode negar sobre o Sonic é que ele foi criado com a finalidade de rivalizar Mario, o grande mascote da Nintendo, ou seja, gostem ou não devemos agradecer ao Mario, pois sem ele dificilmente o Sonic existiria.
Sonic teve sua época de ouro em 1994, e logo depois disso entrou em um ligeiro declínio que só foi superado em 1998 com o lançamento do Dreamcast. Com o lançamento de Sonic Adventure e Sonic Adventure 2, pensou-se que o ouriço prosseguiria com uma vida de sucesso. No entanto, a partir de Sonic Heroes, uma série de jogos mal planejados pela Sega resultou numa ligeira queda na popularidade do ouriço, com a confecção de jogos spin-offs feitos para vender em série, mas sem manter o encanto e o sucesso inicial da série.
Com a vinda dos super consoles de terceira geração, houve a esperança da volta triunfal do Sonic, com uma espécie de flashback do que houve com Sonic Adventure. E assim veio o super esperado Sonic Next-gen, que foi considerado uma das maiores decepções dos jogos do Sonic, com um enredo fraco e um jogo que no seu conjunto ficou muito abaixo do esperado.
Assim, nos últimos anos temos visto vários jogos do Sonic serem anunciados. Uns bons (Sonic Rush, Sonic Chronicles), outros médios (Unleashed) e outros ruins (Next-gen, Shadow the Hedgehog, dentre outros tantos). Isso fez com que alguns que se dizem fãs do Sonic, venham criticando arduamente os jogos atuais do ouriço azul, às vezes sem nem sequer tê-los jogados ou antes mesmo de sair informações a respeito do jogo.
Tal ato parece ter se transformado em um péssimo hábito e agora toda vez que a SEGA anuncia um jogo do Sonic ele já é recebido com maus olhares e críticas. Por vezes os jogos são muito criticados, mas vendem bem. Diante disso, o que estará acontecendo? Estará o Sonic virando um produto para lançamento em massa, pouco importando a sua qualidade e a sua essência? É mais importante vender bem os jogos ou agradar os antigos fãs?
Temos que analisar os dois lados da moeda. Por uma lado Sonic é uma marca famosa, e ultimamente parece que vem sendo bem explorada com o intuito lucrativo, o que explicaria facilmente a grande quantidade de jogos do ouriço que saem atualmente. Do outro lado estão os fãs que gostam do ouriço não por ser uma marca, mas por um dia terem se divertido com seus jogos e que querem que os jogos tenham o mesmo brilho que outrora. Agora cabe a SEGA e a Sonic Team a decidir qual dos dois caminhos seguir.
créditos:power sonic
créditos:power sonic
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